O Grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do IFS participa do Projeto Conversas Flutuantes

O Grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do IFS participa do Projeto Conversas Flutuantes

Share with:

FacebookTwitterGoogleVkontakteTumblrStumbleUponLinkedInRedditPinterestPocketDiggDeliciousOdnoklassniki


O Grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do IFS participa do Projeto Conversas Flutuantes

Foto: Proj Conversas Flutuantes 1

Ao som das árvores, da água, de conversas e de olhares ansiosos para desbravar o rio e debaixo de uma manhã chuvosa (17), os 18 participantes, do Instituto Filippo Smaldone (IFS) participaram do Projeto Conversas Flutuantes, idealizado pela Fecomércio, por meio do braço social Sesc. Em uma hora e 30 minutos os integrantes se aventuraram em um passeio de barco nas águas do Rio Ceará.

Além da apreciação da natureza, o projeto também propõe um conjunto de vivências colaborativas durante o passeio nos barcos onde a construção dos saberes, a reflexão e o diálogo coletivo são intermediados por educadores do Sesc. E também durante a excursão, os índios Tapeba contaram aos navegantes, a história, a cultura, os costumes, as músicas e outras curiosidades do seu povo ao longo dos anos, durante o percurso.
Com risadas e brincadeiras as irmãs Madalena Soares, 63, aposentada e Liliana Teresa, 66, dona de casa contam com espontaneidade a experiência de navegar pelo Rio Ceará. Há um ano, participando do Grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no IFS, Soares inicia a conversa em tom irônico, “como eu gosto de tá dentro de casa, sem sair pra lugar nenhum pra dizer ao contrário, essa foi a terceira vez, eu já tinha ido com outra instituição, foi maravilhoso com o Filippo Smaldone, o passeio foi mais extenso, nós chegamos até umas casas chamadas ribeirinhas”, diz.

Foto: Proj Conversas Flutuantes 2

Ao contrário de sua irmã, Teresa participa da formação no Grupo, desde o início. Ela afirma “que é a primeira vez que participa do passeio. Eu não sou turista, não”, se referindo a Madalena. “Achei ótimo, gostei muito. O que me chamou atenção, é como sempre eu falo a população não dá valor a natureza, sempre tão procurando destruir a natureza, eu vi as margens do rio cheia de lixo, o que mais me chamou atenção foi isso, mas o passeio em si foi maravilhoso, o pessoal que apresentava, toda a conversa com os índios, eu achei aquilo muito bom e educativo”, expressa.

Foto: Proj Conversas Flutuantes 3

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O SCFV, promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), é desenvolvido no IFS desde 2015. O público alvo são crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e idosos a partir dos 59 anos. Tem como objetivo oferecer proteção social à criança e adolescente e ao idoso, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O SCFV ocorrem no IFS, nos dias de terça-feira e quinta-feira de 14h às 17h, e nos dias de terça-feira e sexta-feira de 7h30 às 10h, respectivamente. Mais informações pelo telefone na secretaria do Instituto (85) 3221-3993.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *