INSTITUTO FILIPPO SMALDONE

O Instituto

O Instituto Filippo Smaldone foi fundado em 1988, essa instituição filantrópica e pública abrange a cidade de Fortaleza e municípios vizinhos e tem como objetivo oferecer um atendimento educacional e de reabilitação a crianças e adolescentes com deficiência auditiva, através de parcerias e convênios com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Secretaria de Educação e outras instituições privadas, oferecendo atividades pedagógicas, dança rítmica, fonoaudiologia, ensino de Libras e apoio psicossocial à família do indivíduo com surdez.

A presente instituição tem como princípio a formação humana e cidadã de seus usuários, procurando a integrar em suas atividades valores como a justiça, respeito e solidariedade, contribuindo para a sua formação plena, buscando a reabilitação social e educativa para crianças e adolescentes com deficiência auditiva através de um acompanhamento multiprofissional, visando formar indivíduos autônomos, criativos e capazes de assumir seu lugar na sociedade, cientes de seus direitos e deveres como cidadãos.

O instituto é dirigido pela Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, uma associação civil e religiosa de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, de natureza beneficente e filantrópica, de carácter educacional, cultural e de assistência social.

O Fundador - Filippo Smaldone

Filippo Smaldone nasceu no dia 27 de julho de 1848, na cidade de Napoli (Itália).Sua família era muito religiosa e de sua mãe recebeu os primeiros ensinamentos cristãos. Desde muito jovem sonhava em tornar-se Sacerdote, para isso, estudava muito, ajudava os pobres, visitava doentes em hospitais, ajudava às crianças a conhecerem Jesus.Tornou-se Sacerdote no dia 23 de setembro de 1871. Em toda sua vida ele praticou a caridade e o amor ao próximo. Padre Filippo rezava muito para entender o que Deus queria dele. Então, em uma tarde, na Igreja de Santa Catarina, em Napoli, ele ensinava o catecismo às crianças quando ouviu-se gritar uma criança e a mãe que chorava, padre Filippo aproximou-se para acalmar a criança mas, a mãe gritou: "meu filho é surdo!" e saiu.

Padre Filippo entendeu que o Senhor lhe pedia para dedicar-se às crianças surdas, e então, começou a ajudar os surdos de sua cidade e cidades vizinhas. Por amar muito os surdos, pensou em dar-lhes mães e mestras: as irmãs. E em 25 de março de 1885, em Lecce, três jovens irmãs começaram a ajudar padre Filippo na educação dos surdos. Assim foi fundada a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, para que, mulheres consagradas a serviço de Deus e dos Irmãos pudessem no mundo inteiro tornar atual no tempo o grande milagre do:"EFETA", abrindo para os surdos a porta da comunicação através do amor, da linguagem e da instrução.

A Igreja reconheceu o elevado carisma de Filippo Smaldone, suas virtudes, seu milagre e, no dia 12 de maio de 1997, o proclamou "Bem-aventurado" na praça de São Pedro, em Roma.

Por quase quarenta anos o Pe. Filippo Smaldone prodigalizou-se, sem nunca esmorecer, para apoiar materialmente e educar moralmente os seus queridos surdos, os quais amava com afecto e cuidado de pai; e para conformar à vida religiosa perfeita as suas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações. Faleceu santamente no dia 4 de Junho de 1923, em Lecce, suportando com admirável serenidade uma complicada doença, rodeado pelo afecto das suas Irmãs e dos surdos. Foi beatificado por João Paulo II em 12 de Maio de 1996. No dia 15 de outubro de 2006, na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI proclamou Santo o sacerdote Filippo Smaldone, fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, pai e mestre dos surdos.

Hoje o carisma de São Filippo Smaldone está vivo na Itália, no Brasil, na África e no Paraguai através da congregação, que com amor, competência, dedicação e técnicas didático-pedagógicas modernas, promovendo o pleno desenvolvimento de centenas de crianças surdas.

Nossos Troféus