Histórico do Instituto
Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações teve a sua origem na Itália pelo padre Filippo Smaldone, em 1885, na cidade de Lecce, com a finalidade de fazer conhecer o amor misericordioso de Deus aos marginalizados de seu tempo, considerando como missão fundamental a evangelização, educação, reabilitação e integração dos surdos.
Em 1972, a Congregação envia para o Brasil na cidade de Belém do Pará, o primeiro grupo de irmãs para iniciarem o trabalho junto com os surdos do Brasil. A obra foi crescendo e ficando conhecida em outros estados.
Um grupo de pais de crianças surdas da cidade de Manaus foi até Belém para conhecer as instalações do Instituto Filippo Smaldone e mais precisamente para convidar as irmãs para levarem o Instituto para Manaus.
Assim, em 1984, Deus une para sempre a história das Filhas de Filippo Smaldone com o povo amazonense. Com a ajuda do Arcebispo de Manaus Dom Milton Corrêa Pereira, o governador Gilberto Mestrinho e um grupo de pais, foi possível realizar este sonho e conseguiram um local provisório na Rua Frei Lourenço, 33, bem no centro da cidade, para dar início às atividades escolares no dia 15 de fevereiro de 1984, com 8 alunos matriculados.
A abertura oficial foi no dia 04 de junho de 1984 com uma missa celebrada pelo capuchinho Frei Mansueto.
Com a crescente procura de vagas, o local tornou-se pequeno, além de ser um imóvel alugado, o que impeliu a instituição de procurar um novo local para construir a sede própria.
A Congregação recebeu a doação de um terreno feito pela Construtora Flávio Espírito Santo no Bairro Planalto, na Av.: Tókio nº. 100 Conj. Campos Elíseos e em 1988 iniciou-se a construção da nova sede, que foi construída através de uma campanha realizada na Itália denominada “Projeto Amazonas” e também através de várias promoções que foram realizadas como: feijoadas, bingos, sorteios, noite italiana e outros.
Em 1989 o Instituto já contava com um número de 95 alunos que começaram a estudar na nova sede inaugurada somente em fevereiro de 1990. O ensino é feito em regime de externato e semi-internato.
Em dezembro de 1994 sai o reconhecimento do Instituto Filippo Smaldone como escola de Educação Especial, dada pelo Conselho Estadual de Educação.
Em 2008 com a reformulação do PPP – Projeto Político Pedagógico, o Instituto apresenta ao Conselho Estadual de Educação, uma nova proposta para iniciar o Ensino Regular na Educação Infantil.
Filosofia
O Centro Educacional da Linguagem do Amazonas- Instituto Filippo Smaldone é uma entidade filantrópica que atua na cidade de Manaus há 32 anos na Educação Especial com alunos surdos e/ou deficiente auditivo e tem por missão:
Missão
Proporcionar por meio da educação escolar, da cultura e da assistência social a promoção, a defesa e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes surdos e com deficiência auditiva em idade escolar, em sua dimensão humano-psicológica e social, com atendimento escolar específico numa proposta bilíngue, com Língua de Sinais brasileira (LIBRAS), como primeira língua de instrução, e Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, como segunda língua.
Visão
Tornar-se lugar onde se concretiza a missão, e ponto de referência de promoção e de apoio pela pessoa com deficiência, em particular, para a pessoa surda e seus familiares, exercitando a reflexão em torno da sua prática pedagógica.
O Instituto FilippoSmaldone - CEALAM pretende consolidar-se como Escola Bilíngue para Surdos nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental, articulando qualidade de ensino com base nas diretrizes curriculares estabelecidas, formação linguística bilíngue, identidade cultural surda, inclusão social intercultural e valores éticos fundados no cristianismo, tais como o amor ao próximo, a solidariedade, o respeito à diversidade e às diferenças.
Para tanto, seu desenvolvimento nos próximos anos tem como foco a qualificação da aprendizagem, com a convicção de que a condição surda, situando-se na diferença linguística e cultural, pode e deve contar com a mesma qualidade da educação que é possível aos ouvintes. Nesse sentido, considera necessário atuar em três frentes:
1) O incentivo ao protagonismo docente, particularmente nas atividades de:
- Estudo e formação;
- Pesquisa e elaboração de materiais didáticos bilíngues;
O incentivo ao protagonismo e à colaboração discentes, em grupos de estudos, busca de conhecimentos, participação na vida da escola etc.;
Maior profissionalização e qualificação do trabalho de gestão, trabalhando com planejamento, metas, monitoramento e avaliação.
- Humanos e cristãos;
- Solidários;
- Respeito ao próximo e as diferenças;
- Cidadãos;
O Fundador - Filippo Smaldone

Filippo Smaldone nasceu no dia 27 de julho de 1848, na cidade de Napoli (Itália).Sua família era muito religiosa e de sua mãe recebeu os primeiros ensinamentos cristãos. Desde muito jovem sonhava em tornar-se Sacerdote, para isso, estudava muito, ajudava os pobres, visitava doentes em hospitais, ajudava às crianças a conhecerem Jesus.Tornou-se Sacerdote no dia 23 de setembro de 1871. Em toda sua vida ele praticou a caridade e o amor ao próximo. Padre Filippo rezava muito para entender o que Deus queria dele. Então, em uma tarde, na Igreja de Santa Catarina, em Napoli, ele ensinava o catecismo às crianças quando ouviu-se gritar uma criança e a mãe que chorava, padre Filippo aproximou-se para acalmar a criança mas, a mãe gritou: "meu filho é surdo!" e saiu.
Padre Filippo entendeu que o Senhor lhe pedia para dedicar-se às crianças surdas, e então, começou a ajudar os surdos de sua cidade e cidades vizinhas. Por amar muito os surdos, pensou em dar-lhes mães e mestras: as irmãs. E em 25 de março de 1885, em Lecce, três jovens irmãs começaram a ajudar padre Filippo na educação dos surdos. Assim foi fundada a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, para que, mulheres consagradas a serviço de Deus e dos Irmãos pudessem no mundo inteiro tornar atual no tempo o grande milagre do:"EFFETA", abrindo para os surdos a porta da comunicação através do amor, da linguagem e da instrução.
A Igreja reconheceu o elevado carisma de Filippo Smaldone, suas virtudes, seu milagre e, no dia 12 de maio de 1997, o proclamou "Bem-aventurado" na praça de São Pedro, em Roma.
Por quase quarenta anos o Pe. Filippo Smaldone prodigalizou-se, sem nunca esmorecer, para apoiar materialmente e educar moralmente os seus queridos surdos, os quais amava com afeto e cuidado de pai; e para conformar à vida religiosa perfeita as suas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações. Faleceu santamente no dia 4 de Junho de 1923, em Lecce, suportando com admirável serenidade uma complicada doença, rodeado pelo afeto das suas Irmãs e dos surdos. Foi beatificado por João Paulo II em 12 de Maio de 1996. No dia 15 de outubro de 2006, na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI proclamou Santo o sacerdote Filippo Smaldone, fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, pai e mestre dos surdos.
Hoje o carisma de São Filippo Smaldone está vivo na Itália, no Brasil, na África e no Paraguai através da congregação, que com amor, competência, dedicação e técnicas didático-pedagógicas modernas, promovendo o pleno desenvolvimento de centenas de crianças surdas.