INSTITUTO FILIPPO SMALDONE – BELÉM

O Instituto

A Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações foi fundada em 1885, na Itália, por São Filippo Smaldone. O Padre Filippo Smaldone dedicou sua vida à educação dos surdos na Itália e fundou a Congregação das Irmãs para que continuassem no tempo e no espaço a sua Missão a serviço da pessoa surda. A Congregação sentiu necessidade de expandir a missão do ÉFETA, que significa –“Abre-te! ” (Imediatamente abriram-se os ouvidos e a língua se lhe desprendeu) e com esta filosofia, a Missão se expandiu para as várias partes do mundo.

No Brasil, a Congregação estabeleceu-se em 1972, na cidade de Belém – PA, iniciando suas atividades em 25 de março de 1973, com 27 alunos surdos na faixa etária de 0 a 14 anos, em regime de semi-internato (hoje Educação de Tempo Integral), matriculados em turmas de alfabetização à 4ª série do Ensino Fundamental. Porém, a Congregação foi convidada por pais de crianças surdas em outros estados do Brasil e ampliou o atendimento, hoje está em Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Pouso Alegre (MG) e no Paranoá (Cidade Satélite do DF).

Atualmente, com 48 anos o Instituto, em Belém-Pará, atende à alunos matriculados na Estimulação Essencial (0 a 2 anos), Educação Infantil (3 a 5 anos), no Ensino Fundamental (6 a 9-11 anos) e Atendimento Educacional Especializado que abrange Atendimento Individual, Implante Coclear e Programa de Inclusão do 6ª ao 2ª ano do Ensino médio. Atende também crianças que não são surdas ampliando sua missão, com intuito de oferecer uma educação de qualidade a todos os que chegam a nós. Portanto continuar é preciso!

O Fundador - Filippo Smaldone

Filippo Smaldone nasceu no dia 27 de julho de 1848, na cidade de Napoli (Itália).Sua família era muito religiosa e de sua mãe recebeu os primeiros ensinamentos cristãos. Desde muito jovem sonhava em tornar-se Sacerdote, para isso, estudava muito, ajudava os pobres, visitava doentes em hospitais, ajudava às crianças a conhecerem Jesus.Tornou-se Sacerdote no dia 23 de setembro de 1871. Em toda sua vida ele praticou a caridade e o amor ao próximo. Padre Filippo rezava muito para entender o que Deus queria dele. Então, em uma tarde, na Igreja de Santa Catarina, em Napoli, ele ensinava o catecismo às crianças quando ouviu-se gritar uma criança e a mãe que chorava, padre Filippo aproximou-se para acalmar a criança mas, a mãe gritou: "meu filho é surdo!" e saiu.

Padre Filippo entendeu que o Senhor lhe pedia para dedicar-se às crianças surdas, e então, começou a ajudar os surdos de sua cidade e cidades vizinhas. Por amar muito os surdos, pensou em dar-lhes mães e mestras: as irmãs. E em 25 de março de 1885, em Lecce, três jovens irmãs começaram a ajudar padre Filippo na educação dos surdos. Assim foi fundada a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, para que, mulheres consagradas a serviço de Deus e dos Irmãos pudessem no mundo inteiro tornar atual no tempo o grande milagre do:"EFETA", abrindo para os surdos a porta da comunicação através do amor, da linguagem e da instrução.

A Igreja reconheceu o elevado carisma de Filippo Smaldone, suas virtudes, seu milagre e, no dia 12 de maio de 1997, o proclamou "Bem-aventurado" na praça de São Pedro, em Roma.

Por quase quarenta anos o Pe. Filippo Smaldone prodigalizou-se, sem nunca esmorecer, para apoiar materialmente e educar moralmente os seus queridos surdos, os quais amava com afecto e cuidado de pai; e para conformar à vida religiosa perfeita as suas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações. Faleceu santamente no dia 4 de Junho de 1923, em Lecce, suportando com admirável serenidade uma complicada doença, rodeado pelo afecto das suas Irmãs e dos surdos. Foi beatificado por João Paulo II em 12 de Maio de 1996. No dia 15 de outubro de 2006, na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI proclamou Santo o sacerdote Filippo Smaldone, fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, pai e mestre dos surdos.

Hoje o carisma de São Filippo Smaldone está vivo na Itália, no Brasil, na África e no Paraguai através da congregação, que com amor, competência, dedicação e técnicas didático-pedagógicas modernas, promovendo o pleno desenvolvimento de centenas de crianças surdas.

Nossos Troféus