Em 26 de Julho de 1848 nascia na cidade de Nápoles, no sul da Itália, uma criança que se tornaria mais tarde um ícone para a Educação dos surdos, e seu nome era Filippo Smaldone.
Neste mesmo dia, no Brasil se comemora o dia do Intérprete. Este profissional dentro da Língua dos Sinais, tem a incumbência de ser para os surdos os seus próprios “ouvidos”. A dimensão missionária desta profissão é belíssima, a caridade é abrangente…E para nós, do Instituto Filippo Smaldone existe uma alegria singular em comemorar este dia juntamente com a memória do natalício de nosso fundador.
Filippo Smaldone soube viver a profunda dimensão da Palavra Intérprete.
Ser interprete é permitir que o outro sinta com intensidade uma realidade, é ser fiél a mensagem recebida, é saber que o que você transmite não vem de você mas de um outro, e no caso de São Filippo Smaldone, o Outro é Jesus Cristo!
Filippo é intérprete por excelência porque não cessou de ser fiél à mensagem recebida.
O verdadeiro intérprete é aquele que não se limita à somente ser os ouvidos de quem não ouve…mas aquele que conduz, os não ouvintes à uma experiência de escuta mais profunda das verdades sublimes e belas da vida.
À todos os intérpretes e de modo especial aos que trabalham conosco, o nosso muito obrigada. E que como São Filippo Smaldone vocês possam sempre mais serem fiéis à mensagem que anunciam.