O IFS realizou a entrega dos certificados aos alunos do Pronas

Missa de ingresso dos leigos no Movimento Laici Smaldoniano em Fortaleza
7 de março de 2018
IFS realiza encontro mensal do projeto Oficina da Família
19 de março de 2018

O IFS realizou a entrega dos certificados aos alunos do Pronas

Share with:


O Instituto Filippo Smaldone (IFS) entregou, na manhã do dia 28, os certificados aos 42 alunos dos cursos de auxiliar administrativo e de tecnologia da informação, do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

Na entrega dos certificados a diretora do IFS, Irmã Sônia Noronha lembrou de alguns alunos que estudavam no Instituto e elogiou o progresso pessoal dos discentes, incentivando a importância da profissionalização no mercado de trabalho e o ingresso a faculdade.

O estudante, Surdo, Jefferson Bruno, 22, conta que realizou os dois cursos e fala da importância da capacitação. “Foi muito importante, absorvi e aumentei meu conhecimento, me ajudou a crescer, a amadurecer pessoalmente e profissionalmente. Antes eu trabalhava com corte de cabelo e agora depois do curso abriu mais a minha visão para o mercado de trabalho e vendo outras possibilidades, eu me sinto mais seguro para o mercado”, disse.

Os cursos do Pronas tiveram início em 2016, com oito turmas, ao longo de dois anos no IFS, cada curso tem duração de três meses.Os participantes da profissionalização são alunos Surdos do Instituto com idade a partir dos 16 anos, e jovens e adultos não pertencentes à instituição.

Atividades no IFS pelo Pronas/PCD

Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) tem como objetivo incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atua no campo da pessoa com deficiência.

As atividades realizadas no IFS pelo Pronas são de ampliação e qualificação dos serviços de assistência integral às crianças, adolescentes e jovens Surdos ou com deficiência auditiva, priorizando terapias e atividades que promovam o desenvolvimento das capacidades funcionais e a inclusão social, como a de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, dentista, psicopedagogia.
As atividades ligadas ao mercado de trabalho oferecem um programa de adaptação e inserção da pessoa Surda no mercado de trabalho, dentre algumas são a de capacitar os gestores das empresas contratante em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para uma melhor comunicação com os jovens, firmar parcerias com empresas locais para treinamento e contratação dos assistidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *