Na tarde da última quinta-feira (25/2), a Prefeitura de Fortaleza, por meio do projeto Atleta Cidadão, realizou uma atividade de integração e inclusão social com mais de 30 crianças e adolescentes na Areninha Campo do América.
Na van da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), alunos com deficiência auditiva, atendidos pelo núcleo Filippo Smaldone, foram levados para participar de uma aula diferente junto aos alunos do núcleo Campo do América.
Na chegada, uma salva de palmas deu as boas vindas para os visitantes. Durante as atividades uma partida de futebol amistosa foi organizada pelos professores Sabrina Brito e José Carlos Petróleo.
A ação teve como objetivo estimular a transformação dos alunos com experiências positivas, por meio de iniciativas que contribuam para a formação cidadã dos alunos, garantindo o direito ao esporte e lazer. “Hoje foi um dia atípico para os alunos do Atleta Cidadão do núcleo Campo do América e do núcleo Filippo Smaldone. Inclusão é fazer professor e alunos aprenderem uma lição: respeitar as diferenças. Esse é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa.
Fiquei feliz de ver alunos vencendo o medo de jogar com ouvintes, vencendo o medo de conhecer o novo e ultrapassando limites. Estou muito orgulhosa”, comemorou a professora do núcleo Filippo Smaldone, Sabrina Brito. Criado em 2014, o projeto Atleta Cidadão busca democratizar o acesso ao esporte e ao lazer através de aulas regulares dentro das comunidades carentes com a realização de atividades físicas e de lazer com crianças, jovens e adolescentes.
O projeto é composto por 46 núcleos esportivos em Fortaleza. Beneficiando mais de 2300 participantes, as atividades incluem aulas de karatê, futebol, futebol de areia, futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, judô, natação, duathlon, recreação e muito mais.
Outras informações: http://www.fortaleza.ce.gov.br/esporte/atleta-cidadao
Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/esporte/noticias/esportes/prefeitura-de-fortaleza-realiza-atividade-inclusiva-com-alunos-do-projeto