Você conhece algum intérprete de Libras? Se sim, então, corra e dê os parabéns a ele. Hoje é um dia muito especial, principalmente para as instituições e escolas que lidam com crianças, jovens e adultos com surdez. Os Surdos e Ouvintes têm uma ponte para que a comunicação possa acontecer entre ambas as partes. A essa “ponte” damos o nome de Intérprete/Tradutor de Libras. Este dia é apenas uma pequena homenagem pela importância da existência desse profissional, que só agora, goza de maior visibilidade e reconhecimento em nossa sociedade, mas que ainda tem um longo caminho à seguir.
Não faz muito tempo que esse profissional era apenas uma pessoa que era voluntário e tentava ajudar os Surdos na interação com o restante da sociedade, sem salário ou qualquer segurança trabalhista. Hoje, essa cultura assistencialista tende a desaparecer e nosso intérprete pode vislumbrar um futuro promissor. Em contrapartida, os Surdos se beneficiam de profissionais capacitados e com nível de superior, muitos deles com formação específica. No IFS, temos o prazer de ter um time de intérpretes profissionais, comprometido com seu papel dentro da comunidade surda local e com os propósitos educacionais de nossa instituição.
Parabéns aos nossos intérpretes; os irmãos Karla Oliveira e Raimundo Neto, Rebeca Farias e Felipe Maranhão. A presença de vocês aqui no IFS é fundamental. A Família Smaldoniana deseja Felicidades e reconhecimento por esse dia. Afinal, não é qualquer um que faz o que vocês são capazes.
Felipe Maranhão
Intérprete de Libras do IFS