O Instituto
A convite do Arcebispo Dom José D’Ângelo Neto, as Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, contando sempre com a ajuda da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, deram início a um Centro Especializado para crianças surdas, com atendimento inicial de aproximadamente 60 crianças. Foi com essas condições da época que a partir do dia 15 de março de 1988,
Além dos professores o Instituto também dispunha de uma equipe técnica formada por: psicólogo, pedagoga, assistente social e otorrino, para que o atendimento às crianças fosse realizado de uma forma individual. As Irmãs trabalharam e moraram por muitos anos no antigo Instituto. Com a necessidade de espaço para salas de aula e um espaço para comunidade das Irmãs, Irmã Eva Filomena Parrella, com autorização da Madre Geral Irmã Délia Olita, no dia 14 de fevereiro de 1997 efetuou a compra de uma pequena casa, situada na Rua Francisco Sales, nº 95, centro, que se tornou a atual residência das Irmãs naquela época.
Foi então que no ano de 1990 o Arcebispo de Pouso Alegre Dom José D’Ângelo Neto nas mãos de Irmã Clemens Gadaleta na época superiora, fez doação do terreno com área de 14.250m² para construção de uma sede maior para as crianças surdas de Pouso Alegre e as demais cidades vizinhas.
Passaram vários anos e por falta de recursos financeiros não foi dado início à construção. Mas a Providência de Deus para quem confia, nunca fica desamparado, foi assim que após varias dúvidas e tanta fé, no ano 2002 com a chegada da nova superiora da comunidade Irmã Piera de Bellonia, tendo o apoio dos superiores maiores da Congregação, deu início à construção do novo Instituto Filippo Smaldone com projeto apresentado pela equipe da construtora, Carlos Moreira. No dia 19 de junho de 2003, no lindo e imenso espaço verde no Bairro Jardim Canadá, o Arcebispo Dom Ricardo com tanta felicidade ao lado das Irmãs, funcionários crianças e familiares, deu a benção da primeira pedra para a realização desta obra, hoje tão bonita e acolhedora de crianças portadoras de necessidades especiais.
Muitos colaboraram: Embaixada da Itália no Brasil, a Associação São José da Itália, a própria Congregação Religiosa, a Nunciatura Apostólica no Brasil, CARITAS no Brasil, Cuore Amigo e vários amigos operários italianos.
Após muitos sacrifícios e tanta confiança em Deus, no dia 07 de fevereiro de 2005 com a Celebração Eucarística e benção por Dom Ricardo, com a presença do Prefeito Jair Siqueira, Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, demais autoridades políticas, civis e religiosas, da Madre Geral da Congregação Irmã Maria Longo, a conselheira Irmã Inês Giorgi, dos pais dos alunos, demais irmãs da comunidade local, Associação São José, benfeitores e amigos, foi inaugurado o Instituto Filippo Smaldone no novo endereço, Rua Major Rubens Storino nº 1339 no Bairro Jardim Canadá. Hoje o Instituto é uma Instituição de caráter filantrópico, que oferece atendimento: pedagógico, fonoaudiológico, odontológico, psicológico, serviço social, fisioterapêutico, terapêutico ocupacional e enfermagem às crianças com deficiência auditiva e outros comprometimentos leves, da cidade de Pouso Alegre e Região Sul Mineira.
O Fundador - Filippo Smaldone
Filippo Smaldone nasceu no dia 27 de julho de 1848, na cidade de Napoli (Itália).Sua família era muito religiosa e de sua mãe recebeu os primeiros ensinamentos cristãos. Desde muito jovem sonhava em tornar-se Sacerdote, para isso, estudava muito, ajudava os pobres, visitava doentes em hospitais, ajudava às crianças a conhecerem Jesus.Tornou-se Sacerdote no dia 23 de setembro de 1871. Em toda sua vida ele praticou a caridade e o amor ao próximo. Padre Filippo rezava muito para entender o que Deus queria dele. Então, em uma tarde, na Igreja de Santa Catarina, em Napoli, ele ensinava o catecismo às crianças quando ouviu-se gritar uma criança e a mãe que chorava, padre Filippo aproximou-se para acalmar a criança mas, a mãe gritou: "meu filho é surdo!" e saiu.
Padre Filippo entendeu que o Senhor lhe pedia para dedicar-se às crianças surdas, e então, começou a ajudar os surdos de sua cidade e cidades vizinhas. Por amar muito os surdos, pensou em dar-lhes mães e mestras: as irmãs. E em 25 de março de 1885, em Lecce, três jovens irmãs começaram a ajudar padre Filippo na educação dos surdos. Assim foi fundada a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, para que, mulheres consagradas a serviço de Deus e dos Irmãos pudessem no mundo inteiro tornar atual no tempo o grande milagre do:"EFETA", abrindo para os surdos a porta da comunicação através do amor, da linguagem e da instrução.
A Igreja reconheceu o elevado carisma de Filippo Smaldone, suas virtudes, seu milagre e, no dia 12 de maio de 1997, o proclamou "Bem-aventurado" na praça de São Pedro, em Roma.
Por quase quarenta anos o Pe. Filippo Smaldone prodigalizou-se, sem nunca esmorecer, para apoiar materialmente e educar moralmente os seus queridos surdos, os quais amava com afecto e cuidado de pai; e para conformar à vida religiosa perfeita as suas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações. Faleceu santamente no dia 4 de Junho de 1923, em Lecce, suportando com admirável serenidade uma complicada doença, rodeado pelo afecto das suas Irmãs e dos surdos. Foi beatificado por João Paulo II em 12 de Maio de 1996. No dia 15 de outubro de 2006, na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI proclamou Santo o sacerdote Filippo Smaldone, fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, pai e mestre dos surdos.
Hoje o carisma de São Filippo Smaldone está vivo na Itália, no Brasil, na África e no Paraguai através da congregação, que com amor, competência, dedicação e técnicas didático-pedagógicas modernas, promovendo o pleno desenvolvimento de centenas de crianças surdas.